terça-feira, 31 de janeiro de 2012

A LOJA DA AMÁLIA

Gente hoje trouxe pra vocês a loja da Amália da novela Fina Estampa. A decoração da loja é linda e tem tudo haver com os produtos que ela vende (os cosméticos feitos com produtos naturais).

Separei essas imagens que mostram o balcão de atendimento antes e depois de receber a pintura rústica. Na terceira foto o balcão como era antes de receber a pintura e nas demais fotos o balcão já pintado.

Como a mobília é bem simples, a decoração é cheia de detalhes. Bonequinhas, vasos com flores, caixinhas, cachorrinho porta treco (que é lindoooo e eu tenho um no meu quarto também), foram usados para deixar o ambiente mais romântico e aconchegante. 

Alguns posts relacionados:

* A antiga sala da Griselda, clique aqui.
* A nova sala da Griselda, clique aqui.
* O quarto da Tereza Cristina, clique aqui.




Fotos: Tv Globo, Novela Fina Estampa.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012


"Quando as cópias de minhas obras começarem a me pregar peças, eu mudo o cenário!!!

Para apresentação de um novo show..."

(Carlos Silva)

Meus queridos leitores,

Como vocês sabem o nosso blog foi criado em agosto de 2010. Na época queria muito ter um espaço onde pudesse compartilhar minhas dúvidas e conhecimentos sobre arquitetura, arte, design e decoração e para isso acreditei que um blog seria o mais adequado.

Com a montagem do meu escritório que foi na mesma época, a correria do dia a dia, o trabalho no escritório, o curso de especialização... acabei deixando um pouco de lado esse projeto do blog e como eu sou super perfeccionista ou faria o blog com comprometimento ou não faria, então optei por deixar em off até que tivesse disponibilidade suficiente.

Após organizar melhor o meu tempo e me estabilizar no escritório, em 2011 resolvi voltar a fazer os posts no blog. O meu propósito sobre o blog continuou o mesmo: fazer algo que me fosse prazeroso, sem pensar em publicidade, anunciando apenas o que eu realmente gosto, discutir os caminhos da arquitetura, as novas tendências na decoração de interiores, e conversar com os meus leitores. Na verdade nunca quis um blog profissional, até porque sou arquiteta e não blogueira, e apenas escrevo sobre aquilo que amo e que faço.

Outro ponto que eu faço questão é de que esse espaço não sirva como propaganda de projetos meus. Para isso estou criando meu site, pois quem visita um blog não esta interessado em ver um book de projetos e sim atualidades e discussões sobre determinado tema que o blog se refira. Até coloco aqui e acolá alguns projetos meus, mas coloco como mais um post, sem nenhuma distinção em relação aos outros. Adoro e fico muito feliz quando colegas de profissão comentam no blog, é muito bom compartilhar com eles as minhas e as suas experiências e assim aprender mais, pois a melhor e maior fonte de aprendizado são os nossos colegas.

Pensando nisso tudo criei o blog e venho seguindo essa idéia desde o inicio e até hoje esta dando certo graças a DEUS.

Mas algumas pessoas já me falaram e já vi em outros blogs também, que o que é bom e o que dar certo um dia é copiado. Não sei se concordo com isso não, acho que é bom sim aprender e aprimorar a idéia, mas não copiar. Na minha profissão se você copia você não cresce, pois arquitetura é criação, é inovação e quem se sobressai é quem chega primeiro, com boas idéias e propostas. É claro que uma boa idéia não sai do zero, ela é reflexo de todo conhecimento e toda bagagem de coisas que a mente armazena durante nosso cotidiano. É aquela velha frase: “Eu crio, jamais copio, pois quem copia não tem criatividade, e criatividade nunca me faltou". Eu até uso sim, textos e imagens que retiro de livros, revistas, sites e blogs, mas cito TODAS as fontes e dou os devidos créditos, até porque esse papinho furado de que não sabe de onde tirou não cola, não é mesmo? Kkkkkk.

Por um lado eu fico até feliz em saber que tem gente se “inspirando” no blog por aí, pois sei que estou agradando, mas é muito chato isso para o leitor que quer algo novo. Quando criei o layout do blog, não quis usar os planos de fundo que o blogspot disponibilizava, pois queria algo diferente para os meus leitores, algo que tivesse super haver comigo e que agregasse identidade ao espaço. Por isso entrei em um site americano que disponibiliza planos de fundo para blogs e baixei esse. Como também baixei o pássaro (que todos sabem que sou criadora e apaixonadaaaa por aves) e os botões com frases na barra direita.

Resumindo meus queridos, copiaram tudoooo!!!! kkkkk. Plano de fundo com listras irregulares (que escolhi por ser bem parecido com a minha logo), animação com pássaro (que inseri por ser uma paixão que eu tenho), botões de frases da barra lateral. Enfim, tudo que escolhi com todo carinho. E como quero sempre oferecer o melhor a vocês, vou fazer algumas mudanças aqui, colocar um plano de fundo novo e bem lindooo, não quero tirar o pássaro, pois gosto demais dele e já me acostumei com ele aqui. Kkkkkk. Então, o conteúdo e o foco continuarão o mesmo, mas o layout da pagina mudará ok? Ah, e quero também aproveitar e agradecer demais o carinho de todos vocês, os meus leitores que me fazem continuar e não desistir, mesmo depois de um acontecimento tão triste. Obridadíssssima e fiquem com DEUS!!!!!

domingo, 29 de janeiro de 2012

PRATIQUE O DESAPEGO !!! CHEGOU A HORA DE FAZER O DESCARTE

O espaço do armário não é infinito, nem o nosso tempo para organizar, guardar, escolher e procurar peças no guarda-roupa, não é mesmo? Então, deixemos o apego irracional de lado e mãos a obra para o descarte!!! Reservei para o quarto e ultimo post algumas dicas que vão ajudar bastante nessa etapa para deixar o seu armário lindo e organizadíssimo.

1. Planeje as produções do dia a dia:

Experimente primeiro as peças novas e boas, que você já sabe usar. Registre os looks que deram certo por meio de fotos ou listas e numere-os, deixando-os sempre à mão para facilitar o seu dia-a-dia. Os favoritos devem ser posicionados na melhor parte de seu guarda-roupa.

Agora tente outras combinações, acrescentando sapatos e bolsas do fundo do armário, bijoux, cintos...

Invente sobreposições como camiseta por baixo de camisa ou vestido, duas camisas ou camisetas sobrepostas no mesmo look, componha com jaquetas ou casaquinhos para um dia mais frio.

2. Relacione as roupas que precisam de conserto:

Experimente TODAS as peças do armário!!! As peças que não estiverem em bom estado exclua imediatamente e as que estiverem precisando de pequenos consertos, mãos a obra.

3. Desapego já:

Uma das melhores lições, entre tantas ótimas do livro Essencial, da Costanza Pascolato, é a do desapego: "Você pode guardar duas ou três peças por valor afetivo. Digamos quatro, no máximo. Mas se as peças são incontestavelmente passado - e não apenas seu, mas passado do mundo, nem pense em guardá-las até a próxima arrumação do armário".

Portanto, reúna coragem e determinação para se livrar das peças que você não usa mais, deixando espaço para as boas, que devem ser guardadas limpas, passadas e cheirosas.

A cada compra de uma nova roupa, sapato ou bolsa, analise se é necessário se desfazer de uma peça antiga para não faltar espaço no armário. Isso é super importante e com o tempo se torna hábito, atualmente não consigo mais comprar uma peça e não me desfazer de outra que não uso mais. Vale a pena praticar!!!!

4. Prepare o espaço do guarda-roupa:

É fundamental também que os armários estejam limpos e arejados, com espaço suficiente para não amarfanhar as peças. Os cabides devem ser resistentes e, na medida do possível, sustentar uma só peça, para que elas não amassem umas às outras.

5. Não jogue fora:

Apesar de você não usar mais algumas peças de roupa, muitas pessoas podem aproveitar. Junte tudo o que retirar do roupeiro e doe para uma instituição de caridade, ajudando a melhorar o ano de quem mais precisa.

6. Avise amigos e parentes:

Comente com pessoas próximas sua iniciativa. Enquanto uns podem aproveitar alguma peça para uso próprio, outros podem seguir a idéia e fornecer novas doações para entidades carentes.

7. Evite agir por impulso:

Se existe dúvida sobre alguma peça, pense duas vezes antes de se desfazer. Depois de doada, ela não voltará para seu armário. No entanto, não exagere no prazo. Se você não veste uma roupa há muito tempo, dificilmente voltará a usá-la.

8. Organize:

Aproveite a oportunidade e deixe o armário mais organizado, separando itens de acordo com sua preferência. Hora de colocar em práticas as dicas que eu já dei aqui nos outros posts.

9. Cuidado com a qualidade dos produtos de beleza e higiene:

Artigos de higiene e beleza só devem ser conservados até a data de vencimento impressa nas embalagens. Confira esse detalhe antes de reordenar sua necessaire e encaminhe embalagens vencidas para o descarte correto. Outra forma de guardar esses produtos são porta-cosméticos, que permitem uma visualização total do conteúdo e evitam vazamentos e quebra de frascos.

Fonte: OZ-Organize sua vida, Google Imagens, Pinterest.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

COMO PLANEJAR O GUARDA-ROUPA (OU CLOSET)

Quanto mais adequado o espaço a ser utilizado para guardar cada peça, mais fácil a manutenção do dia a dia. Como planejar os nichos do seu armário e manter suas roupas e acessórios impecáveis é uma tarefa que requer disciplina e principalmente, planejamento.


1. Cabideiro:

Pendurar é a forma mais rápida e prática de organizar suas roupas. Reserve um espaço considerável para cabides. Conte quantas peças possui de cada tipo de roupa a ser pendurada antes de definir o espaço do cabideiro. Pense também se o número de peças tende a crescer ou se manterá estável.

Se necessário, invista em cabideiros duplos. Em cima, pendure conjuntos, casacos, camisas. No cabideiro de baixo, calças e saias, por exemplo.

2. Prateleiras:

Nada de prateleiras fundas que escondem tudo o que está atrás, nem altas demais - onde as pilhas de roupa ficam grandes demais e difíceis de manusear. Crie nichos quadrados ou retangulares de acordo com o tipo de peça que pretende guardar.

Roupas de cama exigem nichos mais largos do que camisetas, por exemplo.

Meça uma peça já dobrada para descobrir o tamanho ideal de cada nicho. É preciso considerar pelo menos 2 a 3 centímetros a mais em cada lado, para que a roupa não fique justa demais dentro do móvel.

3. Gavetas:

Evite gavetas altas. O ideal é que sejam finas para evitar a bagunça na hora de retirar uma peça. No caso de roupas íntimas, seja mais radical. A altura deve ser suficiente apenas para acondicionar um sutiã guardado na vertical (em pé).

Você pode planejar gavetas com alturas diferentes para cada tipo de peça a ser guardada. Para acessórios e roupas íntimas, gavetas bem fininhas ( 8 a 10cm). Camisetas e roupas de verão, gavetas um pouco mais altas ( 12 a 15 cm). E se você preferir gavetas para organizar roupas de inverno, principalmente lã, aí sim, gavetas com altura 15 a 20cm).

4. Sapateira:

O comprimento da sapateira tem que ser planejado de modo a comportar um número par de calçados do mesmo modelo (sejam tênis ou sandálias de festa).

Se preferir guardar calçados em caixas, é aconselhável medir o modelo da caixa a ser usado e verificar se no espaço planejado cabem 1 ou 2 caixas sem sobrar espaço. Você pode reservar uma altura para até 5 pares empilhados. Mas no dia a dia, o mais prático é que não ultrapasse mais de 3 caixas uma sobre a outra.

5. Portas:

Armários sem portas ou com portas de correr. Se houver essa possibilidade em seu projeto, escolha essa opção.

As portas dos guarda-roupas ocupam espaço, e encarecem a marcenaria. Na produção de um closet, mesmo que pequeno, temos maior volume "armazenável" e menor gasto com a estrutura em si. Há muitas empresas que fornecem equipamentos em metal, aramados ou chapa que permitem montar um closet em horas, bem como portas de correr que resolvem o isolamento do espaço. Portas transparentes facilitam enxergar os guardados.

6. Armários x Paredes:

É preciso avaliar cada projeto para saber se vale a pena ocupar todas as paredes de um ambiente com armários. Há casos em que mais vale reservar um dormitório todo para closet e usá-lo com estruturas simples de araras, gavetas volantes, espelhos, banqueta do que rodear o quarto com armários e portas e ter a impressão de que se está dormindo numa cripta.

7. Dimensões dos nichos:

- A estatura das pessoas e o tipo de roupa determinam a altura do cabideiro.

Ternos cabem em nichos com altura de 1,20 a 1,30 m de altura.

Calças precisam de altura de 70 cm.

Gavetas deslizantes com 10 cm de altura acomodam camisas dobradas.

A sapateira precisa de 34 cm de profundidade, com alturas diferentes para botas, sandálias e sapatos. 

Se for funda as corrediças facilitam o acesso para a parte de trás.


Fonte: oz-organize sua vida, Google Imagens, Pinterest.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

ORGANIZANDO O GUARDA-ROUPA (OU CLOSET)


Tenho percebido que muita gente acha super complicado a organização do guarda-roupa. Na verdade o segredo não é apenas a boa organização e sim uma manutenção, pois não adianta organizar e na correria do dia a dia a bagunça voltar a reinar. Pensando nisso selecionei dicas práticas e eficazes que ajudarão vocês a terem o armário dos sonhos!!! Resolvi dividir em 04 posts, que vão de hoje a domingo, para deixar tudo bem explicadinho.

Para começar bem é ter disciplina!!! Pela preguiça e falta de disciplina de colocar no lugar as coisas a qualquer momento, acabamos criando uma bagunça. Daí fica tudo mais complicado para organizar novamente. Lembre-se sempre: Sem determinação, não há organização que resista.

1. Dicas importantes:

Seja racional e descarte, doe ou conserte aquilo que não use. Esvazie seu armário de coisas inúteis;

Se você não consegue guardar tudo no lugar no exato momento que deveria, selecione apenas 01 gaveta para "jogar" as peças que precisa organizar no final do dia;

Sempre que possível, utilize acessórios que facilitem a organização;

Dê um passo de cada vez. Se você se considera uma pessoa super bagunceira, estabeleça metas graduais e não exija de si aquilo que não vai cumprir.

2. O ideal é ter um armário com nichos planejados, um closet. Mas se você não tem, isto não é um problema.

Quando o seu armário não tem divisórias adequadas, invista nos acessórios organizadores como colméias, prateleiras removíveis, cabides especiais, caixas organizadoras, módulos com nichos, space bags etc.

3. Organize suas roupas de forma prática, para facilitar o seu dia a dia.

Utilize principalmente o cabideiro. Quanto mais usá-lo, será mais fácil de manter o armário organizado. Gavetas são mais fáceis de bagunçar porque as dobras exigem mais tempo do que pendurar. Guardar apenas aquilo que realmente usa também ajuda. Armário lotado é mais difícil de manter organizado.

4. Utilize gavetas finas ou as substitua por objetos com a mesma função.

As gavetas podem ser substituídas por caixas, cestas ou prateleiras. Prefira gavetas finas que evitam pilhas que se desmontam facilmente.

5. Organize suas as roupas por cores e utilize cabides iguais.

A organização por cores auxilia muito na identificação visual. É muito mais fácil escolher o que vai usar combinando as peças por cores. Além de ser um método fácil de entender e ser aplicado por você ou pela empregada.

Quanto aos cabides iguais, além de manter todas as roupas alinhadas, eles facilitam a distribuição do espaço e tornam a organização mais agradável aos olhos. Devem ser usados cabides da mesma linha ou material, mas não o mesmo modelo para todas as roupas. Alguns tipos de peça exigem modelos específicos como ternos e saias.

6. Separe as roupas de verão e de inverno:

Esvazie o armário para começar a organizar do zero e divida as peças em dois grupos: verão e inverno.

Para ganhar mais espaço para suas roupas de verão e assim manuseá-las com facilidade, guarde suas roupas de inverno em um lugar específico do armário.

Blusas de lã e casacos mais leves podem ser guardadas em gavetas.

7. Organize as roupas por tipo:

Organize as roupas de verão por tipo. Por exemplo, todas as camisas devem ser penduradas juntas e todas as bermudas também. Assim, você encontrará o que procura sem perder tempo.

Os mesmo pode ser feito com as roupas de inverno.

8. Utilize os espaços a seu favor:

Se o seu armário for pequeno, use a parte de cima e de acesso mais difícil para guardar aquilo que você usa menos ou que é de outra estação.

Para ter mais espaço use caixas ou sacolas bem fechadas e etiquetadas para organizar as peças.

9. Otimize o espaço dentro do armário.

Evite dobrar as roupas muitas vezes (dobras ocupam mais espaço);

Use cabides resistentes, mas finos como de aço ou cromado;

Utilize caixas empilháveis para aproveitar ao máximo os espaços verticais;

Utilize o Space Bag para compactar roupas volumosas de pouco uso.

10. A desorganização é um reflexo do nosso estado emocional, então fique sempre alerta.

Nosso comportamento e estilo de vida são reflexos do que somos. É muito comum encontrar pessoas com problemas emocionais que contratam organizadoras quando, na verdade, o que realmente queriam é mudar a própria vida. O caos mental gera caos emocional que gera a bagunça física. É um ciclo vicioso.


Fonte: oz-organize sua vida, Google Imagens, Pinterest.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

AS CORES E ALEGRIA DOS PÁSSAROS EM PAPEL DE PAREDE





Imagens: Google Imagens, Pinterest.


Essas imagens são apenas ilustrativas. Lembrando que sou arquiteta e tenho um blog sobre arquitetura de interiores. 
Não trabalho com venda de Papéis de Parede ou qualquer adorno.


domingo, 22 de janeiro de 2012

A SALA DA GRISELDA GANHA NOVA DECORAÇÃO

Após incêndio na sala de sua casa, a Griselda (personagem de Lilia Cabral na novela Fina Estampa) reconstrói o ambiente com tudo o que tem direito. Aqui estão alguns destaques da nova decoração


Alguns posts relacionados:
* Quem quiser ver a antiga sala da Griselda, é só clicar aqui.
* E quem quiser ver o quarto da Tereza Cristina é só clicar aqui.



 Sofá branco dá um tom clean ao ambiente.

O azul continua presente na decoração.

Objetos de pássaros dão ar tropical a sala.

Estátuas de gatos dão charme a decoração.

O quadro grande e colorido sobreviveu ao incêndio.

A imagem de Nossa Senhora de Fátima não poderia ficar de fora da decoração da portuguesa, continuando como a peça mais importante da casa.

Fotos: TV Globo, Globo.com, Novela Fina Estampa.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

HOME OFFICE NO ARMÁRIO

Trabalhar em casa é prático, mas requer um espaço confortável e organizado. Assim, as tarefas são concluídas com menos esforço e mais prazer. Veja algumas idéias para quem não tem muito espaço.