quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

ORGANIZANDO O GUARDA-ROUPA (OU CLOSET)


Tenho percebido que muita gente acha super complicado a organização do guarda-roupa. Na verdade o segredo não é apenas a boa organização e sim uma manutenção, pois não adianta organizar e na correria do dia a dia a bagunça voltar a reinar. Pensando nisso selecionei dicas práticas e eficazes que ajudarão vocês a terem o armário dos sonhos!!! Resolvi dividir em 04 posts, que vão de hoje a domingo, para deixar tudo bem explicadinho.

Para começar bem é ter disciplina!!! Pela preguiça e falta de disciplina de colocar no lugar as coisas a qualquer momento, acabamos criando uma bagunça. Daí fica tudo mais complicado para organizar novamente. Lembre-se sempre: Sem determinação, não há organização que resista.

1. Dicas importantes:

Seja racional e descarte, doe ou conserte aquilo que não use. Esvazie seu armário de coisas inúteis;

Se você não consegue guardar tudo no lugar no exato momento que deveria, selecione apenas 01 gaveta para "jogar" as peças que precisa organizar no final do dia;

Sempre que possível, utilize acessórios que facilitem a organização;

Dê um passo de cada vez. Se você se considera uma pessoa super bagunceira, estabeleça metas graduais e não exija de si aquilo que não vai cumprir.

2. O ideal é ter um armário com nichos planejados, um closet. Mas se você não tem, isto não é um problema.

Quando o seu armário não tem divisórias adequadas, invista nos acessórios organizadores como colméias, prateleiras removíveis, cabides especiais, caixas organizadoras, módulos com nichos, space bags etc.

3. Organize suas roupas de forma prática, para facilitar o seu dia a dia.

Utilize principalmente o cabideiro. Quanto mais usá-lo, será mais fácil de manter o armário organizado. Gavetas são mais fáceis de bagunçar porque as dobras exigem mais tempo do que pendurar. Guardar apenas aquilo que realmente usa também ajuda. Armário lotado é mais difícil de manter organizado.

4. Utilize gavetas finas ou as substitua por objetos com a mesma função.

As gavetas podem ser substituídas por caixas, cestas ou prateleiras. Prefira gavetas finas que evitam pilhas que se desmontam facilmente.

5. Organize suas as roupas por cores e utilize cabides iguais.

A organização por cores auxilia muito na identificação visual. É muito mais fácil escolher o que vai usar combinando as peças por cores. Além de ser um método fácil de entender e ser aplicado por você ou pela empregada.

Quanto aos cabides iguais, além de manter todas as roupas alinhadas, eles facilitam a distribuição do espaço e tornam a organização mais agradável aos olhos. Devem ser usados cabides da mesma linha ou material, mas não o mesmo modelo para todas as roupas. Alguns tipos de peça exigem modelos específicos como ternos e saias.

6. Separe as roupas de verão e de inverno:

Esvazie o armário para começar a organizar do zero e divida as peças em dois grupos: verão e inverno.

Para ganhar mais espaço para suas roupas de verão e assim manuseá-las com facilidade, guarde suas roupas de inverno em um lugar específico do armário.

Blusas de lã e casacos mais leves podem ser guardadas em gavetas.

7. Organize as roupas por tipo:

Organize as roupas de verão por tipo. Por exemplo, todas as camisas devem ser penduradas juntas e todas as bermudas também. Assim, você encontrará o que procura sem perder tempo.

Os mesmo pode ser feito com as roupas de inverno.

8. Utilize os espaços a seu favor:

Se o seu armário for pequeno, use a parte de cima e de acesso mais difícil para guardar aquilo que você usa menos ou que é de outra estação.

Para ter mais espaço use caixas ou sacolas bem fechadas e etiquetadas para organizar as peças.

9. Otimize o espaço dentro do armário.

Evite dobrar as roupas muitas vezes (dobras ocupam mais espaço);

Use cabides resistentes, mas finos como de aço ou cromado;

Utilize caixas empilháveis para aproveitar ao máximo os espaços verticais;

Utilize o Space Bag para compactar roupas volumosas de pouco uso.

10. A desorganização é um reflexo do nosso estado emocional, então fique sempre alerta.

Nosso comportamento e estilo de vida são reflexos do que somos. É muito comum encontrar pessoas com problemas emocionais que contratam organizadoras quando, na verdade, o que realmente queriam é mudar a própria vida. O caos mental gera caos emocional que gera a bagunça física. É um ciclo vicioso.


Fonte: oz-organize sua vida, Google Imagens, Pinterest.

2 comentários:

  1. Gostei do seu post!
    Cheguei até aqui pela imagem do guarda roupa aberto, pois estou reorganizando o meu quarto e tenho considerado essa opção.
    As suas dicas gerais são práticas e interessantes.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Olá Danielle, adorei suas dicas, mas gostaria de saber onde vende este tipo de "guarda-roupa" em ferro ou aluminio, é exatamente o que eue quero fazer no meu futuro quarto e tem pouco espaço. Acho que a ideia de um closed ficaria bem mais leve. Por favor se puder me indicar o lugar seria ótimo, vou me mudar para Petrópolis -RJ,sei que este tipo de móveis não vende lá e os mandados fazer por medidas são simplesmente surreais, pois já ando a pedir alguns orçamentos.
    Obrigado pela sua atenção e aguardo o seu retorno.
    Janaina Moebus / janamoebus@hotmail.com

    ResponderExcluir