domingo, 29 de janeiro de 2012

PRATIQUE O DESAPEGO !!! CHEGOU A HORA DE FAZER O DESCARTE

O espaço do armário não é infinito, nem o nosso tempo para organizar, guardar, escolher e procurar peças no guarda-roupa, não é mesmo? Então, deixemos o apego irracional de lado e mãos a obra para o descarte!!! Reservei para o quarto e ultimo post algumas dicas que vão ajudar bastante nessa etapa para deixar o seu armário lindo e organizadíssimo.

1. Planeje as produções do dia a dia:

Experimente primeiro as peças novas e boas, que você já sabe usar. Registre os looks que deram certo por meio de fotos ou listas e numere-os, deixando-os sempre à mão para facilitar o seu dia-a-dia. Os favoritos devem ser posicionados na melhor parte de seu guarda-roupa.

Agora tente outras combinações, acrescentando sapatos e bolsas do fundo do armário, bijoux, cintos...

Invente sobreposições como camiseta por baixo de camisa ou vestido, duas camisas ou camisetas sobrepostas no mesmo look, componha com jaquetas ou casaquinhos para um dia mais frio.

2. Relacione as roupas que precisam de conserto:

Experimente TODAS as peças do armário!!! As peças que não estiverem em bom estado exclua imediatamente e as que estiverem precisando de pequenos consertos, mãos a obra.

3. Desapego já:

Uma das melhores lições, entre tantas ótimas do livro Essencial, da Costanza Pascolato, é a do desapego: "Você pode guardar duas ou três peças por valor afetivo. Digamos quatro, no máximo. Mas se as peças são incontestavelmente passado - e não apenas seu, mas passado do mundo, nem pense em guardá-las até a próxima arrumação do armário".

Portanto, reúna coragem e determinação para se livrar das peças que você não usa mais, deixando espaço para as boas, que devem ser guardadas limpas, passadas e cheirosas.

A cada compra de uma nova roupa, sapato ou bolsa, analise se é necessário se desfazer de uma peça antiga para não faltar espaço no armário. Isso é super importante e com o tempo se torna hábito, atualmente não consigo mais comprar uma peça e não me desfazer de outra que não uso mais. Vale a pena praticar!!!!

4. Prepare o espaço do guarda-roupa:

É fundamental também que os armários estejam limpos e arejados, com espaço suficiente para não amarfanhar as peças. Os cabides devem ser resistentes e, na medida do possível, sustentar uma só peça, para que elas não amassem umas às outras.

5. Não jogue fora:

Apesar de você não usar mais algumas peças de roupa, muitas pessoas podem aproveitar. Junte tudo o que retirar do roupeiro e doe para uma instituição de caridade, ajudando a melhorar o ano de quem mais precisa.

6. Avise amigos e parentes:

Comente com pessoas próximas sua iniciativa. Enquanto uns podem aproveitar alguma peça para uso próprio, outros podem seguir a idéia e fornecer novas doações para entidades carentes.

7. Evite agir por impulso:

Se existe dúvida sobre alguma peça, pense duas vezes antes de se desfazer. Depois de doada, ela não voltará para seu armário. No entanto, não exagere no prazo. Se você não veste uma roupa há muito tempo, dificilmente voltará a usá-la.

8. Organize:

Aproveite a oportunidade e deixe o armário mais organizado, separando itens de acordo com sua preferência. Hora de colocar em práticas as dicas que eu já dei aqui nos outros posts.

9. Cuidado com a qualidade dos produtos de beleza e higiene:

Artigos de higiene e beleza só devem ser conservados até a data de vencimento impressa nas embalagens. Confira esse detalhe antes de reordenar sua necessaire e encaminhe embalagens vencidas para o descarte correto. Outra forma de guardar esses produtos são porta-cosméticos, que permitem uma visualização total do conteúdo e evitam vazamentos e quebra de frascos.

Fonte: OZ-Organize sua vida, Google Imagens, Pinterest.

Nenhum comentário:

Postar um comentário