quarta-feira, 15 de agosto de 2012

LIMPANDO PISOS, AZULEJOS E REJUNTES



Os pisos cerâmicos e azulejos devem estar sempre limpos, sobretudo nos rejuntes.

É preciso uma manutenção periódica, evitando assim que haja proliferação de limo, sujeiras ou manchas.

Para limpeza cotidiana, recomenda-se utilizar pano ou esponja com sabão neutro, evitando a utilização de detergentes, ácidos, vassouras, escovas de aço, vaporeto, entre outros, que podem danificar o esmalte das peças e retirar o rejuntamento.

Quando a manutenção é feita em intervalos mais espaçados de tempo, o cuidado deve ser maior.

Para um bom resultado, existem produtos desenvolvidos especificamente para isto. Detergentes neutros e ceras para pisos e azulejos facilitam muito o trabalho. Existem algumas receitas caseiras que também dão bons resultados.

Preste atenção para usar os produtos corretamente. O cloro é indicado para retirar a gordura e os produtos a base de amônia e álcool são excelentes para a limpeza pesada. A água morna com vinagre ou suco de limão funciona para o clareamento de rejuntes com aspecto amarelado.

Se o rejunte estiver muito encardido, o ácido muriático bem diluído em água funciona para minimizar as manchas.

Como alguns destes produtos têm ação corrosiva e aumentam a porosidade, a substituição do rejunte antigo deverá ser feita periodicamente por um profissional capacitado, primeiro executando a raspagem do antigo rejunte e depois aplicando o novo.

Lembre-se que pedras e mármores não toleram a aplicação desses produtos. Por isso, a manutenção deve ser feita regularmente com sabão neutro.

Fonte: Casos de Casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário