sábado, 22 de outubro de 2011

DICAS PARA DEIXAR A CASA MAIS COLORIDA


Que eu adoro cores na decoração, isso todo mundo sabe. O efeito de uma decoração colorida é alegre, vivo e renovador. Mas para deixar a casa alegre e não enjoativa é importante pensar em todos os detalhes. Aqui temos 10 dias que a revista Casa e Jardim listou para quem, assim como eu, quer colorir a casa de maneira certa.

  • Na hora de bolar a decoração, lembre-se que a diversidade de cores costuma deixar a casa acolhedora.

  • Usar tons neutros no piso, no teto e na maior parte das paredes é o mais comum. A cor pode mostrar sua força em algumas superfícies, bem como em móveis e acessórios.

  • Para criar efeito, valorizar volumes e perspectivas ou destacar obras e objetos especialíssimos, é possível pintar uma ou duas paredes com cor diferenciada.

  • Em geral, as áreas sociais pedem cores mais vibrantes, ao contrário das áreas íntimas, em que a tranqüilidade dá o tom. Mas lembre-se: a regra é não ter regra.

  • O piso mais escuro que as paredes, e o teto mais claro que estas ajudam a delimitar as superfícies, além de proporcionar conforto visual.

  • Quem não quer ousar pode concentrar as cores nos revestimentos de poltronas e pufes, por exemplo, além de objetos e acessórios. Se cansar do visual, é só trocá-los.

  • Observe o círculo cromático com as cores primárias, secundárias e terciárias.É chique usar matizes da mesma família (diversos azuis, por exemplo). Outro caminho é empregar cores opostas e complementares. Vale ainda experimentar triangulações.

  • Prefira utilizar cores com a mesma saturação (intensidade) e luminosidade (quantidade de branco). Nos catálogos dos fabricantes de tintas, elas ocupam a mesma posição nas diferentes lâminas.

  • Antes de sair pintando tudo, compre um galão de 1/4 da tinta escolhida e cubra cerca de 1 m² de área. Depois de seca, veja como a iluminação (natural e artificial) valoriza ou não a área.

  • Próximo da parede pintada, coloque amostras de tecidos coloridos e até objetos, a fim de harmonizar a composição. À parte os tons semelhantes, às vezes um item contrastante pode dar um toque especial.  

Fonte: Casa e Jardim

4 comentários:

  1. A arquiteta mais chique e moderna de Fortaleza. Igual não há! Você é só sucesso, minha querida amiga. Recomendo você sempre.

    ResponderExcluir
  2. Oláaa querido, como vc ta? quando vamos fazer aquele projeto do escritório? kkkkk. To no aguardo viu? Bjossss

    ResponderExcluir
  3. Dani, adorei as dicas, acho que você deveria colocar sempre.

    ResponderExcluir
  4. Dani, que dicas ótimas. Também adoro cores. Sou igualzinha a ti. Rsrsrsrs. Me mata de orgulho essa minha amiga.Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir