domingo, 16 de outubro de 2011

O LAR DOCE LAR DE COSTANZA PASCOLATO

Costanza Pascolato, conhecida por ser um ícone de elegância e um dos nomes mais poderosos da moda brasileira, por ser integrante do conselho editorial da revista Vogue, resolveu fazer uma reforma em seu apartamento em São Paulo, no bairro de Higienópolis, depois do falecimento de sua mãe. Ela queria que seu lar estivesse à altura para receber e expor suas relíquias familiares que foram herdadas. Então para isso ela contou com uma bela reforma que deixou seu apartamento com ambientes amplos e pé direito alto.

Peças dos séculos 17, 18 e 19, como obras de arte, tapetes, móveis e adornos que pertenceram à família Pallavicini Pascolato e que foram trazidos por sua mãe, Gabriella Pascolato, em 1945, ano em que ela imigrou da Itália para o Brasil, agora pertencem ao seu novo apartamento.

A moda, obviamente, não poderia ficar de fora da decoração de sua residência. Há referências ao mundo fashion por todo o apartamento, como as almofadas da sala, trazidas de desfiles de Dolce & Gabbana ou Armani, e as mudas de oliveira, mimo da São Paulo Fashion Week.

Maria Luisa Beer, artista plástica argentina, foi convidada para ajudar no décor do projeto de renovação do apartamento. Ela sugeriu pintar as paredes das salas com 14 tons diferentes de vermelho, mesma cor, dos novos revestimentos escolhidos para os sofás.

A distribuição dos 20 tapetes persas pelo imóvel foi seu maior desafio. Pois, o apartamento ficou pequeno para tantos tapetes. Então, optou se por sobrepor os tapetes como em um patchwork. Uma idéia maravilhosa e diferente.

Entre as 38 obras de arte, ganhou destaque um díptico pintado no século 17 pelo jovem Bruegel, filho do também pintor flamengo Pieter Bruegel. A peça ocupa a parede acima de um dos sofás vermelhos.

Na ala íntima, a cor cinza predomina, enquanto no hall e na biblioteca a cor verde suave colore as paredes, que abrigam as duas únicas obras contemporâneas do acervo: um lustre de tecido dourado, criado por Ingo Maurer, que ocupa o centro do teto no hall; e uma obra de Marilu chamada Cielo Azul, em referência ao poema de Argensola, que alegra o espaço da biblioteca.












Fonte: Casa Vogue, Rômulo Fialdini, Costanza Pascolato

3 comentários:

  1. Tudo tão chique!!! Só vc mesmo Danielle pra indicar tantas dicas sofisticadas...

    ResponderExcluir
  2. Ah!!! Sabe esse espelho do banheiro, vc lembra quem tinha um parecido? Mostre a mamãe.

    ResponderExcluir
  3. Dani que lindo!!! Sou muito fã da Costanza. Acho chiquérrima essa mulher. E tu também com essas coisas lindas no blog.

    ResponderExcluir